segunda-feira, 15 de junho de 2009

3...2...1...Goaaaaaa

Cumpriamos mais uma vez, a saída dos Emirados devido à expiração do nosso visto. No entanto, escolheriamos desta vez, um destino um pouco mais longe, em concreto - região outrora colónia Portuguesa - Goa.
Aproveitando o 10 de junho, e com a permissão do nosso simpático Delegado, decidimos passar 5 dias e 4 noites naquela que seria, sem dúvida, uma das grandes aventuras das nossas vidas.
De pessoas amigas ouviamos maravilhas daquela terra, da história, da arquitectura, das praias, do custo de vida, entre muitas outras que passarei a citar ao longo deste post.
Apenas a uma semana de viajar, e por telefone, marcamos o nosso Hotel - Ronil Beach Resort, em Baga (norte de Goa), pela modesta quantia de apenas 16€/noite e bed and breakfast,incluído.
Este resort, foi nos indicado por um goês Daniel, que uns dias antes da viagem e pura das coincidências apareceu no escriório do Dubai e indicou-nos locais que seriam de paragem obrigatória em Goa.

A partida - Terça Feira, 9 Junho pelas 14h

De mala feita e mochila às costas, davamos entrada no aeroporto internacional do Dubai, para uma viagem de três horas, aproximadamente, pela Indian Airlines.
Eis que surge um problema gravíssimo...Após o check-in, e no controle dos passaportes, os àrabes repararam que o nosso visto tinha expirado no dia 5 junho de 2009 e sendo assim teriamos de pagar uma multa pelo Overstay nos Emirados, de 4 dias. Com apenas 12000 Indian Rupies no bolso, 200 euros, vimo-nos os três obrigados a pagar 100 euros de multa. Lindo...Bonito serviço!!!


3...2...1...Gooaaaaaaa


Chegamos ao aeroporto de Goa, por volta das 19he mal demos entrada, encontramos todos os funcionários de máscaras... Placards de aviso - Controlo de Gripe Suína. Havia um médico de serviço, que logo se prontificou a tirar a temperatura a todos os passageiros...36º. "Estou óptimo, pá!!!".
A distância do aeroporto ao Resort eram uns 44 Kms...toca a chamar um táxi, uma mini-hiace!!!
Pelo caminho, iamos vendo pouca coisa...A noite era escura, as estradas muito pouco iluminadas, recheadas de lombas e buracos, mas eis que conseguimos reparar os primeiros vestigios portugueses...os nomes das casas, tascas e restaurantes..."Flor do Campo", "Gajas Restaurante Bar", etc...Que alegria contagiante, que saudades de Portugal! Após quase uma hora de viagem a 60 km/h, chegamos ao nosso Resort, que por sinal era bastante bom...A julgar pelo preço é de admirar, não?
Rapidamente, pousamos as malas e fizemo-nos logo à estrada...grande jantarada no Tito's, acompanhando com umas kingfisher's (cerveja local) aproveitavamos bem o nosso primeiro dia de descanso.
Uma pequena informação para aqueles que não sabem...Goa em tempos era uma região, com paragem obrigatória da comunidade hippie dos anos 60's e 70's, pois era conhecida pela facilidade de se encontrar e consumir uma diversidade de drogas, sem quaisquer problemas e também pelas festas organizadas junto às praias.
Actualmente essa comunidade hippie desapareceu em grande percentagem, apesar de que por vezes podemos ver alguns passearem nas suas motas, com um ar descontraído e despreocupado...Momentos Zen!!! Pelas ruas de Goa, a qualquer hora do dia, há jovens nas ruas tentando vender substâncias ilegais, desde o haxixe, à cocaína, do LSD à branca, enfim!
Por falar em motas, aí está uma grande ideia que tivemos...Bem cedinho, logo pela manhã, alugamos uma scooter cada um, para 3 dias de loucura pela costa goesa...Vejam bem... Pela modesta quantia de 6€ os 3 dias, alugamos as scooters...Mais barato que isto não conheço outro lugar no mundo, que pratique estes preços tão vertiginosos.
E assim foi, partimos em direcção a Goa Velha, local outrora governado e catolicizado pelos portugueses até 1961. A igreja de S. Francisco de Xavier, a Sé e a Basílica ainda são locais frequentes de turistas de todo o mundo, peregrinos que de 10 em 10 anos se dirigem a Goa Velha para verem o corpo de S. Francisco de Xavier fora do túmulo...uhhhhh

Igreja S. Francisco de Xavier

Curioso, para além deste monumentos históricos com um especial sabor tuga, também as casas tinham essa particularidade ao nível da construção, lembrando muitas vezes as casas coloridas de algumas zonas interiores do nosso país.



Em goa, o manto é verde...transpira natureza, uma selva urbana...onde as vacas são sagradas e tresloucadas, que por vezes dão origem a acidentes nas estradas.
As paisagens são qualquer coisa de perder de vista, podendo-se aproveitar o grande pôr-do-sol sobre o grande Oceano Índico, no cimo da falésia na praia de Baga.

Momentos Kodak





...uma imagem vale mais que mil palavras...